23 de jul de 2012

O menino do pijama listrado


Resenha:
Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga.
Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.
Resumo:

Fala sobre um menino chamado Bruno e que tem 9 anos, morava em Berlim, com sua família e seus serventes: sua mãe; seu pai; sua irmã chamada Gretel, que o menino achava que fosse um caso perdido; Maria, Parvel e outros serventes. Até que um dia tiveram que deixar Berlim e morar em Haja-Vista, Bruno ficou triste por ter que deixar a sua casa, deixar os amigos e não ter onde explorar. Mas tudo muda quando ele conhece um amigo, do "outro lado da grade", com quem ele vive uma vida que não esperava.

Autor: John Boyne.
O menino do pijama listrado venceu: dois Irish Book Awards.
Foi finalista do British Book Award e em 2008, transformou-se em um um filme pela Miramax.
Editora: Cia. Das Letras

Ainda não vi o filme, mas pelo que já ouvi, ele é fantástico. Abaixo o trailer.
E então, quem já leu o livro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário