16 de set de 2012

O Guardião de Memórias

 
Título: O Guardião de Memórias.
Título origonal: The memory keeper's daughter
Gênero: Ficção americana 
Autora: Kim Edwards.
Editora: Sextante Ficção.
Páginas: 361

Resenha:

Casados há poucos anos, Norah e David esperavam felizes a chegada de seu primeiro filho. Mas essa alegria duraria pouco: o destino havia preparado uma surpresa que mudaria para sempre a trajetória dos dois.
O que deveria ser uma boa notícia transforma-se num terrível pesadelo. Norah dá à luz duas crianças: Paul, um menino saudável, e Phoebe, portadora da síndrome de Down. Imediatamente, David lembra-se da complicada infância ao lado de uma irmã com a mesma doença. Desejando ardentemente poupar a esposa e a si mesmo desse sofrimento, ele decide expulsar a filha de suas vidas.
Mas o preço dessa decisão acaba sendo alto demais - e não há chance de voltar atrás. Pouco a pouco, a culpa corrói o núcleo da família, e durante os 25 anos seguintes cada um vai lentamente se fechando em torno de suas próprias angústias.
Atormentado pelo arrependimento, David fica obcecado por fotografar imagens de crianças, tentando compensar a saudade da filha. Norah, cada vez mais afastada da vida do marido, entrega-se ao álcool e a pequenas infidelidades, buscando em vão distrair-se da avassaladora dor da perda.


Sinopse:

"Kim Edwards, uma romancista estreante, escreveu um livro de cortar o coração, altamente luminoso e sombrio, literário e cheio de suspense."
-Library Journal

Com mais de três milhões de exemplares vendidos nos Estados Unidos, O Guardião de Memórias é uma fascinante história sobre vidas paralelas, famílias separadas pelo destino, segredos do passado e o infinito poder do amor verdadeiro.
Inverno de 1964. Uma violenta tempestade de neve obriga o Dr. David Henry a fazer o parto de seus filhos gêmeos. O menino, primeiro a nascer, é perfeitamente saudável, mas o médico logo reconhece na menina sinais de síndrome de Down.
Guiado por um impulso irrefreável e por dolorosas lembranças do passado, o Dr. Henry toma uma decisão que mudará para sempre a vida de todos e o assombrará até a morte: ele pede que sua enfermeira, Caroline, entregue a criança para adoção e diz à esposa que a menina não sobreviveu.
Tocada pela fragilidade do bebê, Caroline decide sair da cidade e criar Phoebe como sua própria filha. E Norah, a mãe, jamais consegue se recuperar do imenso vazio causado pela ausência da menina. A partir daí, uma intrincada trama de segredos, mentiras e traições se desenrola, abrindo feridas que nem o tempo será capaz de curar.
A força deste livro não está apenas em sua construção bem amarrada ou no realismo de seus personagens, mas principalmente na sua capacidade de envolver o leitor da primeira à última página.
Com uma trama tensa e cheia de surpresas, O Guardião de Memórias vai emocionar e mostrar o fundo - e às vezes irreversível - poder de nossas escolhas.


O livro é, com toda a certeza, muito emocionante, triste e lindo. Kim Edwards consegue montar uma história no mundo real, mas em uma realidade que poucos conhecem ou não tem vontade de adimitir. Mesmo com tudo o que ocorre no início da história, Paul e Phoebe conseguem um felizes para sempre, mesmo que de forma diferente dos contos de fadas: não como um casal, mas como irmãos, longe do preconceito que perseguia a menina desde o seu primeiro momento de vida.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário